É quase impossível andar pela avenida 13 de maio e não reparar na Praça da Gentilândia. Em uma zona rica em cultura e com grande movimento de pessoas, o equipamento, situado no bairro de mesmo nome, é ponto de encontro de amigos, idosos, skatistas, universitários e gente que busca fazer algum esporte na quadra do local.
Ver conteúdoUm exemplo. É assim que alguns cidadãos de Fortaleza definem as mudanças realizadas no Passeio Público, no Centro, nos últimos anos. Antes um local efervesceste em cultura, o centro da cidade conta hoje com movimentações pontuais no fim de semana, nas feiras próximas à Catedral Metropolitana e ao Mercado Central.
Ver conteúdoSe há um lugar onde quase de tudo pode ser visto em Fortaleza, esse lugar é a Praça José de Alencar, entre a rua General Sampaio e a avenida Tristão Gonçalves. Antes um ponto de encontros e base para o teatro mais importante da cidade - que dá nome à praça - hoje o local serve como ponto para várias atividades ilegais.
Ver conteúdoNo coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira recebe milhares de pessoas durante todo o dia. Talvez por isso seja apontado por muitos como o “Coração de Fortaleza”. Histórica, o local abriga gente de todos os tipos e recebe diversos eventos ao longo do ano. Atualmente, a praça vive dualidade entre conservação e abandono.
Ver conteúdo“Ela é linda. Gostaria de vir mais vezes por ela”. Ao passar pelo viaduto que corta a avenida Aguanambi, sob a avenida 13 de maio, a advogada Martha dos Santos, de 46 anos, não ficou ficou admirada apenas com a quantidade de fieis diante da Igreja de Fátima, mas também por conta da imagem de 15 metros de altura de Nossa Senhora de Fátima, que custou R$ 130 mil.
Ver conteúdoA Praça Portugal está no centro das discussões sobre a ocupação de espaços públicos em Fortaleza. Desde a proposta de sua retirada, muitas discussões têm sido levantadas em torno do uso, da memória e da arborização das avenidas de Fortaleza. Apesar disso, a Prefeitura de Fortaleza busca dar viabilidade a um projeto de mudança do espaço.
Ver conteúdoReportagens produzidas pelos alunos da cadeira de Introdução às Técnicas Jornalísticas - Web do cursos de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará que abordam as praças dos bairros Messejana, Luciano Cavalcante, Carlito Pamplona, Cidade 2000, Cidade dos Funcionários e Parangaba.